sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PERDOAR, OU RMOVER AS CAUSAS DAS INJUSTIÇAS ?

Fundamental não é perdoar! Perdoar e simultaneamente impedir que subsistam as causas das injustiças, isso sim!
Perdoar sem remover as causas dos males, é o mesmo que um médico pretender curar um doente receitando-lhe remédios para aliviar os sintomas.
Perdoar sem remover as causas que originam as injustiças e as violências, é o mesmo que pensar que se resolvem os problemas dos pobres e dos marginalizados com a caridade.
Se por exemplo, uma mulher é vítima de violência doméstica, perdoar o agressor,não vai resolver (e até pode agravar) nenhum problema. Mas se á mulher for dada independência económica, se lhe for dada uma casa e forma de se alimentar, aí já o problema pode ser resolvido.
Os problemas dos desempregados não se resolvem, perdoando aos seus patrões terem-nos despedido! Mas se eliminarmos a competição do nosso sistema económico-social, e o substituirmos por um sistema cooperativo, então a ganancia da riqueza, da concentração, do monopólio, que conduzem à marginalização e à pobreza, pode dar lugar à solidariedade e à justiça social.
Ou resolvemos os problemas pela sua raiz, eliminando as causas da violência e da injustiça, ou o perdão para nada serve, pois os problemas vão continuar a aparecer, originados pelas mesmas causas.
Perdão sim, mas não permitindo a reprodução da violência e da injustiça.
Pode-se perdoar a um assassino psicopata, mas este tem de estar bem preso, caso contrário vai continuar a assassinar inocentes.Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário