sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PORTUGAL: UM JARDIM À BEIRA MAR PLANTADO !

Portugal é um jardim à beira mar plantado!
Faz parte integrante da U. E. e faz parte da chamada Zona Euro.
Recebeu muitos biliões de euros da U.E. que foram aproveitados pelo Sr. Cavaco Silva (a quem o povo deu maioria absoluta) para aplicar no betão, e para acabar com as Pescas e com a agricultura de auto-suficiência alimentar.
O SR. Cavaco Silva (Professor Doutor, já sabemos de sobra) não se preocupou em reestruturar a indústria portuguesa, e com a abertura do comércio internacional à China, Paquistão, Índia ...os têxteis portugueses foram postos no museu (fecharam, continuam a fechar, e as dezenas de milhares de desempregados andam por aí!). Só se safam mesmo aquelas empresas com capacidade de gestão económico-financeira, com marca e design do seu produto devidamente patenteadas.
Já o Sr. Cavaco Silva tinha sido eleito P. R. , e apareceu o Sr. Sócrates que resolveu embalar na mesma política de betão do Sr. Cavaco Silva, mas como os biliões da U. E. pararam, a solução foram as "parcerias-público privadas", e o endividamento externo do país: mais auto-estradas, muitos bons lucros para as corporações industriais, e o país no prego!
O nosso país entrou no clube da Dividocracia: isto é ficou na mão dos piores credores, (os donos das empresas de rating, os quais à mínima oportunidade descem o rating, para o juro subir, e os seus accionistas ganharemm biliões à custa dessa simples ginástica: o povo esse passa as passas do Algarve, nomeadamente quem ganhava mais que o salário mínimo e se atreveu a pôr os filhos a estudar, se atreveu a comprar casa e a tentar pagar-la por mais de 30 anos ao banco, enfim se atreveu a querer evidenciar que ganhava mais que o salário mínimo (o qual como sabemos nem sequer dá para alugar um T1, quanto mais para pôr os filhos a estudar ou levar os filhos ao médico-dentista ...-e não há medicina dentária nos centros de saúde, pois os outros médicos levam tudo a eito, e põem o SNS de pantanas).
E foi quando a corda do endividamento começou a apertar o gasganete de Portugal, que os nossos amigos da UE (os amigos servem para as ocasiões?) resolveram dar-nos umas chicotadas valentes por o SR. Cavaco Silva não ter aplicado os biliões que recebemos da dita UE para modernizar o aparelho produtivo português, e mostrar ao Sr. Sócrates que os verdadeiros amigos do BCE/UE são os donos do dinheiro e não os seus devedores. Vai daí, ao invés de aplicar medidas de coesão económico-social, para ajudar estes brincalhões dos portugueses, resolveram fazer coro com as empresas de rating, e espremer-nos (a quem trabalha, já se sabe) até ao tutano, como que a querer dizer-nos: não crescestes, não modernizastes e ainda por cima te endividastes, então já não cresces e vais ter o que mereces (austeridade para o povo, e recessão para a economia, com simultânea subida dos preços provocada pelo IVA e pelos combustíveis que já estão na mão dos estrangeiros ...e como são um oligopólio, sobem os preços como se Portugal fosse dos países mais ricos da Europa!!!).
Mas o povo não dorme em serviço, e trata logo de pôr no Governo O PSD e o CDS (partidos neo-liberais que estão na origem da crise do chamado sub-prime -quer dizer das pirâmides financeiras à balda).
E o PSD de Passos Coelho não se faz de rogado: toca a emagrecer o Estado (e todos aplaudimos) e toca a fazer pagar a quem trabalha, os buracos do BPN e do BPP (3 mil milhões) e o buraco dos submarinos de paulo Portas (mil milhões), e sem pedir desculpa (agora está no poleiro) saca 50% do subsídio de Natal a quem ganha mais que o salário mínimo: lá se vai o pagamento das propinas da universidade e das prestações da casa em atrazo).
E o PSD /CDS vai aplicar a receita de Friedman: transferir dinheiro de quem trabalha (ou seja da imaginada classe média) para os investidores (que não investem porque cada vez há menor poder de compra e não são doidinhos da Silva!). E por isso temos menos TSU das empresas e mais IRSe mais IVA para os cidadãos!!! (e ainda dizem que a crise é da procura! Se fosse assim então o Governo que não é ceguinho de todo, baixaria o IVA para que os preços descessem e pudesse haver consumo dos stocks e dessa forma animasse a economia ...).
Claro que como os portugueses foram todos transformados em "PELINTRAS" pelo acordo do FMI/BCE/UE (o mesmo já aconteceu aos Gregos que já estão no fundo do poço -vão só mais adiantados que nós!!!!), não há poder de compra, não há mercado interno, não há investimento privado para substituição de importações, e só resta o governo elevar a bandeira das Exportações (só os europeus do centro ainda têm poder de compra e é para eles que temos de produzir e investir mais -se houver novos mercados claro).
E assim caros amigos, lá vamos caminhando, rindo e cantando : a falência é nossa, o desemprego é nosso, os produtos que não temos dinheiro para comprar são nossos, o dinheiro que ganhamos a trabalhar JÀ NÂO É NOSSO!
Mas há uma luz ao fundo do túnel: como parece haver mais países vítimas da DIVIDOCRACIA (deixaram-se endividar e foram apanhados pelos donos das empresas de rating) parece que finalmente o eixo franco-alemão poderá chegar à conclusão que não podem seguir "orgulhosamente sós"!!!!
E então o que deveria ter sido logo feito: união dos países da periferia da europa (os PIGS - coitados dos porquinhos que são como nós trabalhadores, nada sabem como foi que a dívida cresceu, e nem lhes deixam fazer uma auditoria para saberem quem foram os tubarões que ficaram com a massa, para além dos barões ligados ao BPN, submarinos e Companhia).
Mas o povo português é orgulhoso e quer mostrar que tem um coração a bater forte e diz bem alto : vamos comprar português, ... só que já não há dinheiro no bolso e os que ainda têm algum dinheiro são os que afinal ganham o salário mínimo, e que por causa disso já tinham a sua vida reduzida ao mínimo!
Esta situação até faz lembrar o campeonato europeu de futebol: Portugal queria ser campeão, e então Ricardo sai da baliza, atrás de um jogador que não tinha a bola, e o outro jogador  grego manda a bola para o fundo da baliza, e a Grécia foi afinal a campeã!!! Mas que mania tem a Grécia de querer ser a primeira em tudo, até em atingir o fundo do poço ...já vai adiantada!
Lá virá o dia em que os Gregos (o povo claro) dirá NÃO PAGAMOS, e nós ficamos todos admirados e já depois de bem espremidos, pensamos: mas porque é que nós não nos lembramos disso primeiro! É que só aprendemos com os gregos, com os Islandeses não aprendemos nada!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário