segunda-feira, 7 de maio de 2012

A CGTP É AMIGA DA SOPA DOS POBRES ???



Um trabalhador que receba  o salário mínimo, tem um rendimento salarial líquido que o coloca abaixo do nível de pobreza (414 euros/mês!).No entanto a CGTP que é capaz de encher o Terreiro do Paço com trabalhadores, está a mendigar junto do Governo um aumento do salário mínimo  em cerca de 30 euros/mês, ou seja a CGTP não está interessada em acabar com a vida miserável de pobreza dos trabalhadores portugueses!!


Se um trabalhador pagar renda de um quarto (casa nem pensar!) lá se vão 200 euros, logo com os outros 200 euros vai ter de se alimentar, pagar água e luz,... ou seja, arrisca-se a morrer tuberculoso por deficiência alimentar!Por isso estes salários miseráveis, para os quais a CGTP  dá a sua mãozinha,  são um convite para  o  crescimento dos "sem abrigo" em Portugal.
A CGTP não está interessada  na subida a sério dos salários dos  trabalhadores, com receio que os mesmos escapem ao seu controlo e logo prejudiquem o seu poder de mobilização!

Pela mesma razão a CGTP nunca defendeu o poder de co-participação dos trabalhadores na gestão das empresas em que trabalham, pois poderiam tornar-se demasiado autónomos, o que não agrada nem à CGTP nem ao PCP. 


A única forma de os trabalhadores conseguirem melhores salários e autonomia, será mesmo a constituição de sindicatos independentes: com a CGTP estão condenados a andarem atrás da inflação e a terem os salários mais miseráveis da UE. 

     
O PCP  é célere a procurar deitar abaixo  os governos do partido Socialista, para por no seu lugar os partidos que defendem os interesses das associações patronais contra o interesse dos trabalhadores.

Os trabalhadores com a prática política do PSD e do CDS, virada para satisfazer os interesses dos grandes grupos económicos, perdem os seus direitos, perdem os seus postos de trabalho, perdem o seu poder de compra, em suma perdem os seus direitos consagrados na CRP: o direito à saúde, ao pão, ao ensino e à habitação.
Estranhamente a CGTP e o PCP mostram-se satisfeitos pois conseguem mobilizar mais trabalhadores para as suas manifestações, as quais nada resolvem.


Definitivamente, as PME e os trabalhadores nada de bom têm a esperar desta prática política da CGTP e do PCP, que apenas usa os trabalhadores como "carne para canhão"! 
Dessa forma não há futuro para os jovens em Portugal, e o melhor que os pais têm a fazer, no caso de conseguirem que estes acabem o ensino superior, é mete-los imediatamente num avião, para FUGIREM de Portugal!

O Governo que apenas tem destruído a economia, arrastado para a insolvência as PME e as famílias , tem na CGTP e no PCP um aliado sólido: os Governantes transformam o país num asilo onde é servida pelas instituições da Igreja católica (que antes receberam 1200 milhões de euros dos nossos impostos) a sopa dos pobres, e a CGTP e o PCP saem para a rua gritando palavras de ordem contra a injustiça social: excelente combinação, dizem as associações patronais!
E desta forma o nosso país não sai do marasmo. Junte-se a corrupção dos governantes em cumplicidade com as administrações das grandes empresas públicas e privadas, e temos um país transformado num autêntico pantanal: fuja e salve-se quem puder!


Para dar a volta a esta situação é necessário levar a cabo uma tarefa quase impossível: conseguir que os trabalhadores portugueses comecem a pensar pela sua própria cabeça, por forma a capacitarem-se de que são capazes de construir uma democracia participada, através da qual instaurarão uma economia solidária virada para o desenvolvimento sustentável (pondo fim á exploração dos seres humanos , dos animais e do ambiente, por outros seres humanos que têm como único objectivo obter e acumular o lucro)!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário