quarta-feira, 11 de julho de 2012

OS PARTIDOS DO PODER SÃO UNIVERSIDADES DA CORRUPÇÃO !

Afinal somos governados por quem?


Nas eleições legislativas, são formadas listas de deputados, geralmente compostas por nomes sonantes veiculados pelos "media", e cujo percurso de vida nós eleitores desconhecemos por completo!


Depois um partido ganha as eleições, forma Governo e arma-se em senhor poderoso do país, com faca (poder político) e queijo (orçamento) pronto a ser fatiado, não no interesse geral da sociedade como seria pressuposto, mas satisfazendo interesses particulares (dos próprios deputados, das Sociedades de Advogados, com as quais esses deputados  têm relações de proximidade ou mesmo de subordinação, e interesses económicos ligados às grandes Empresas via Administradores indicados em alguns casos pelos próprios partidos!


E os eleitores ficam a saber que estão a ser lesados, que as promessas eleitorais são postas na gaveta, e são tomadas medidas contrárias a essas promessas eleitorais. Mas como os Partidos Políticos têm o poder político "blindado" os eleitores sentem-se desarmados e impotentes para retirar do poder político os governantes corruptos que bem os enganaram.
Essa situação torna-se particularmente grave quando há uma maioria absoluta na Assembleia da República, e quando ainda por cima o Presidente da República pertence aos partidos dessa maioria absoluta, como é o caso presente no nosso país.
Acontece então o impensável: os XICO-ESPERTOS oportunistas, que estão nos partidos para se servirem, entram no intrincado tráfico de influências partidário, para ganharem posições de influência no partido, e conseguem! Através de "pequenos favores" que se vão transformando em "grandes favores" conseguem ganhar posições influentes no partido, as quais  lhes permitem passar às práticas reais da "ALTA-CORRUPÇÃO, lesando seriamente os interesses públicos.


O que sabemos da situação política actual ?


O caso da Presidência da República:


Que o PR Cavaco Silva diz amem ao Governo de Passos Coelho, não dando qualquer segurança aos cidadãos quanto ao cumprimento dos ditames constitucionais: aconteceu com os cortes dos subsídios de Férias e de Natal ; aconteceu com a promulgação  dos contratos escandalosos, fraudulentos e criminosos das PPP que lesam seriamente o Orçamento; acontece com o facto de ser sabido que nas comissões de fiscalização da Assembleia da República estão deputados ligados directamente aos interesses económicos particulares que lesam ou podem lesar os interesses orçamentais do país (rendas para a EDP, ...).
Será que o PR Cavaco Silva está "capturado" nessa teia de tráfico de influências nebuloso, gerado dentro do partido de que faz parte?  Sabemos do escândalo das "escutas de Belém; sabemos do enriquecimento de cavaco Silva ligado às acções preferenciais do BPN, sabemos das relações de amizade intensas de Cavaco Silva com Dias Loureiro. Mas haverá muito mais coisas que não sabemos? Será que Cavaco Silva terá sequer liberdade "pessoal" para resignar ao cargo de PR ?  


O caso do Governo PSD / CDS:


Passos Coelho apareceu ao eleitorado como um líder jovem, bem falante, e revelando estar disposto a governar para o interesse geral, afirmando inclusive que mais impostos ou confisco de rendimentos dos cidadãos nem pensar: ele propunha-se cortar nas gorduras do Estado para tornar o "monstro" (herdado de Cavaco - o seu Pai de acordo com Miguel Cadilhe) num ser normal!


O eleitorado com a ajuda dos "media" deixou-se enganar, e Passos Coelho não se fez rogado: uma vez no Governo começou a fazer o contrário do que tinha prometido aos eleitores. Passos Coelho que era Administrador de empresas de amigos ligados ao PSD, não tem problema algum em não ser reeleito: sai do Governo e tem vários tachos á sua espera, nem que seja para assessor da Srª Merkel. 


Os eleitores é que não têm poderes operacionais concretos para se oporem às políticas económicas do Governo liderado por Passos Coelho, que estão a destruir a economia interna do país, com milhares de PME e Famílias a caírem na insolvência, e o desemprego a subir em flecha, a par da destruição da soberania nacional!


As melhores empresas públicas são privatizadas, vendidas ao capital estrangeiro, (e os barões do PSD ligados a essas privatizações, ficam com os lugares de Administradores para si, com rendimentos milionários ...), os recursos naturais soberanos não escapam, mas as Receitas Fiscais do Estado descem (a recessão económica provocada pelas medidas de austeridade o implica) e a dívida soberana aumenta!!!


Sabendo os eleitores que a política económica do Governo actual é ruinosa para o país, e que afinal as medidas de austeridade que lhe têm sido impostas têm um efeito perverso, questionam-se sobre a razão de Passos Coelho continuar a insistir nesse caminho para o abismo da economia portuguesa! Questionam-se por que não são suspensos de imediato os contratos criminosos e ruinosos das PPP (assim auditados pelo Tribunal de Contas), por que continuam a sair do orçamento rendas milionárias para os monopólios da EDP, por que não são extintas imediatamente as "fundações" e outros fantasmas que arruinam o orçamento de Estado! Questionam-se mas não têm poder para afrontar o poder tirano do Governo / dos partidos que sustentam o Governo  (a nossa democracia é meramente representativa, e os eleitores não têm instrumentos operacionais de democracia directa). Os eleitores votam e ficam sujeitos literalmente a uma ditadura democrática dos partidos que ganharam as eleições, os quais podem  (e fazem-no) transforma a democracia representativa numa Cleptocracia ...


E os Ministros figurões do Governo?


Em primeiro lugar são obrigados pelos controleiros do partido, a meterem "baronetes" principescamente pagos, nos gabinetes ministeriais, pois os filhos dos políticos, os sobrinhos, os enteados, todos a girarem á volta do partido do Governo, querem as suas recompensas, e dão jeito para também estagiarem nas Sociedades de Advogados corruptas próximas desses partidos.
A situação complica-se quando aparecem os tais XICO-ESPERTOS que deliberadamente jogam no tráfico de influências para assumirem posições preponderantes no Governo, ao ponto de capturarem o próprio 1º Ministro, que fica impotente perante a escandaleira que vai aparecendo ...mas, se tem o "rabo entalado" por favores prestados por esses XICO-ESPERTOS nada pode fazer: a corrupção torna-se então imparável!
E se esses XICO-ESPERTOS entram no serviço de informações "secretos", então é que a "porca da política" torce mesmo o rabo: os ilustres governantes ficam mesmo com o RABO ENTALADO, e esses XICO-ESPERTOS também ministros, apesar dos escândalos denunciados na imprensa não submissa, tornam-se donos da Cleptocracia, pois controlam os eleitos da democracia representativa - situação dramática!

Soluções ?



Os eleitores têm de conseguir poderes operacionais para interferirem de forma democrática e DIRECTA nas decisões públicas mais importantes. Têm de ter o poder de impugnação sobre as decisões do Governo ruinosas para o país, têm de ter poder de iniciativa legislativa consequente, as petições e os referendos têm de ter poder efectivo nas decisões públicas importantes. Enquanto assim não for os eleitores ficam SEQUESTRADOS pelos governantes eleitos e pelos XICO-ESPERTOS que se encontram entre esses governantes.


Democracia semi-directa (caso Suíço) e democracia directa , são as únicas vias que podem permitir aos eleitores corrigir os seus erros eleitorais, por forma a expulsarem quer os Governantes incompetentes, quer o XICO-ESPERTISMO da vida política democrática, e se assim não for, a CORRUPÇÂO instalar-se-á calmamente no aparelho de Estado, como acontece já actualmente no nosso país!  

Sem comentários:

Enviar um comentário