quarta-feira, 30 de maio de 2012

A INSPIRAÇÃO FATÍDICA À MODA DE CAVACO ! :)


I- "ATÉ CAVACO ESTÁ  ENROLANDO" ! :)

Lagarde diz que é necessário o crecimento,
E seu funcionário na TROIKA, nos manda tramar,
E em vez de apoiar o nosso desenvolvimento,
Impõe austeridade e o desemprego faz aumentar!

Barroso é e um mordomo continuará a ser,
Verga-se à Alemanha, e impõe austeridade,
Como a Lagarde, diz ser necessário crescer,
E ao seu país impõe uma política de maldade!

Coelho Gaspar e Portas, não se fazem rogados,
Arruinam a economia, e levam o país à falência,
Nos impostos, e terror social são especializados,
E Cavaco pisa a CRP e ajuda nessa maledicência!

PMEs e famílias falidas, desemprego gigantesco,
Recursos naturais já são do capital estrangeiro,
O povo, na miséria, o país no holocausto grotesco,
UE e FMI oham para nós com um ar sobranceiro!

Cavaco incompetente, fomenta no povo a crendice,
Deputados da maioria dependentes, fazem nenhum,
A democracia não funciona, e só favorece a vigarice!
Sentamos em silêncio ou usamos o artigo vinte e um?

Sindicatos da CGTP protestam, fazem manifestações,
A UGT vai colaborando com as associações patronais,
Se o povo não se erguer e deixar de contemplações,
O país, os portugueses, virarão do chumbo pardais!




II -AS CINCO FASES DO HOLOCAUSTO À MODA DA UE E DO FMI

                                                FASE -  I
Obriga-se ao  rápido reequilíbrio orçamental, e não se permite o financiamento direto do BCE nem os eurobonds: isso provoca subidas de impostos, ataques aos direitos dos trabalhadores e espoliação de rendimentos dos reformados, e o fim das políticas sociais;

                                               FASE  - II
O baixo poder de compra imposto aos cidadãos em geral  provoca a asfixia económica do país, falências em série de PME e das famílias e super desemprego; a ideia é fomentar o empobrecimento dos cidadãos, arrasar com o mercado interno, e por essa via diminuir as importações! 

                                               FASE - III
Manter o nó apertado por forma a que a asfixia económica provoque a descida das Receitas Fiscais ,  a subida das despesas sociais, e o país seja obrigado a realizar capital  custe o que custar, obrigando-o a alienar Empresas Públicas

                                                FASE - IV
Aperta-se o cerco e não se deixa respirar o desgraçado, humilha-se a sua soberania nacional: caçam-se as suas melhores empresas públicas e seus recursos naturais soberanos;

                                                FASE - V
 Novo "apoio" (resgate) é última bengalada: com a soberania de rastos, só falta empenha-lo totalmente e sacar o seu ouro! Economicamente impotente, sem sequer já possuir um sector de PME dedidadas á substituição de importações, não tem forças para reagir: só lhe resta inclinar-se servilmente perante a potência dominante!


segunda-feira, 28 de maio de 2012

GOVERNO TOTALITÁRIO: CONSTRANGIMENTOS À LIBERDADE ECONÓMICA E À LIBERDADE POLÍTICA DOS CIDADÃOS!

A poupança tem várias facetas, e desde logo pode ser livre ou forçada!

A "poupança livre", tem a ver com a nossa capacidade de definirmos em que poupar, por exemplo  se no vestuário, se no automóvel, ..., isto é temos margem de manobra e de controlo na nossa decisão!

A "poupança forçada", tem a ver com constrangimentos sobre o nosso poder de decisão: temos de poupar, por exemplo se temos de poupar  no vestuário, para podermos investir no automóvel!

Claro que se estivermos sujeitos a um pseudo "Estado de Direito", no qual a nossa segurança jurídica não é respeitada pelos governantes, então, de facto, o nosso constrangimento estende-se à própria "poupança livre", visto não sabermos em momento algum, se os Governantes decidem ou não ir ao nosso bolso, e por-nos mesmo de tanga!

A falta de segurança jurídica, que deveria ser um direito constitucional, garantido pelos respectivos órgãos competentes (Presidente da República; Tribunal Constitucional; Provedoria da Justiça; procuradoria da República), leva-nos efectivamente a termos o constrangimento de pouparmos mais do que o que iríamos poupar com o mesmo rendimento disponível.

Trata-se de nos precaver-nos contra actos totalitários de um Governo inerente a um "Estado Não de Direito", como sucede actualmente no nosso país!

Por isso é que as medidas de austeridade deste Governo PSD / CDS, (que se tem comportado como um Governo Totalitário e Nazi , já que não tem respeitado os direitos e garantias individuais dos cidadãos, afectando-lhes de forma fundamental o poder de decisão sobre os seus rendimentos ) têm tido um efeito avassalador na economia: as PME não vendem e vão à insolvência!

Os cidadãos que têm uma "poupança forçada", não compram por que o seu rendimento disponível já é insuficiente, e os cidadãos que tinham uma poupança livre, deixaram igualmente de comprar, por que os Governantes lhes negam qualquer segurança jurídica sobre os seus rendimentos disponíveis (de um momento para o outro os cidadãos ora são espoliados directamente dos seus rendimentos, ora apanham com inesperados aumentos de impostos, pois a Assembleia da República é maioritariamente da cor política totalitária e nazi  do Governo)!

Se o Governo não respeita a segurança jurídica dos cidadãos sobre a sua fundamental liberdade económica, se o Governo já conseguiu retirar os direitos de dignidade aos trabalhadores, por que haveria de respeitar a sua liberdade política? Como se diz na minha terra, uma coisa leva à outra, e se o Governo se comporta como órgão totalitário, e ninguém de direito o trava , então trata naturalmente de apertar o parafuso, e lá se vão as liberdades políticas dos cidadãos!   

sábado, 26 de maio de 2012

UNIVERSIDADE DE VERÃO , QUAL UNIVERSIDADE? NÃO SERÁ DA CORRUPÇÃO?

A Alemanha com as políticas de austeridade impostas aos países periféricos, a qual os reduz á miséria económica e social, já conseguiu no corrente ano ganhos na ordem dos 41 mil milhões de euros! Trata-se de uma política colonialista aceite e posta em marcha pela UE do mordomo Barroso!

Mas como é possível o PSD ter-se tornado um vendilhão da soberania nacional?

O PSD tornou-se num partido extremamente perigoso e criminoso para a vida pública portuguesa: os seus barões fartam-se de cometer fraudes, que depois os seus Governantes nos Vêm obrigar a tapar com mais impostos e com espoliação dos nossos rendimentos, arrastando para a falência milhares de PME e milhares de famílias portuguesas!!

Pelos maus serviços prestados ao país e pelos crimes económicos  cometidos pelos seus barões, o PSD deveria ser banido pelo Tribunal Constitucional, da vida política nacional!

Não podemos continuar a assobiar para o lado: só a fraude do BPN, mais os défices ocultos da Madeira de Alberto João Jardim somam mais de 14 mil milhões de euros, praticamente o dobro do défice orçamental português de 2011  !!!

Temos os peritos do FMI a dizerem que o Governo tem de efectuar a reforma estrutural do estado, e o Governo PSD /CDS enchem os Gabinetes ministeriais de baronetes principescamente pagos (mais de 1000 baronetes ...)!

Os peritos do FMI dizem que é necessário acabar com os interesses instalados no Estado (leia-se abolir com a corrupção instalada no Governo e na Assembleia da República), e acabar com as rendas milionárias às PPP e às EDPs, que minam o orçamento de estado, e o PSD continua a apontar o chicote para vergastar os trabalhadores e reformados!
O PR (que também é do PSD) está feito espantalho (estará refém de que interesses?), e para além de ter promulgado os contratos danosos das PPP, nada faz para serem de imediato suspensos, como apontado pelo próprio FMI!
Isto é um Governo ou é uma súcia?  

Convém termos presente que:
- o PSD através de Cavaco Silva provocou uma crise política artificial, que nos conduziu ao lixo financeiro das empresas de rating;
 

-que dessa forma o PSD forçou ao estabelecimento de um resgate por parte da UE e do FMI, sendo que na UE estavam o Barroso (militante do PSD) e o Gaspar, e no FMI estava o António Borges;
 

-o PSD de passos Coelho, sempre quis pôr a CRP na prateleira, e o seu objectivo era a instituição de um Estado liberal no nosso país, no qual os trabalhadores não tinham forma de afirmar os seus direitos , e no qual os serviços públicos da educação, da saúde e da segurança social seriam reduzidos a mínimos!

- por isso o PSD instrumentalizou desde o início o memorando da TROIKA, visando a destruição dos direitos dos trabalhadores (1º do sector privado, agora do sector público), visando a redução acentuada dos salários (o que está a conseguir através do gigantesco desemprego que está a conseguir provocar), e visando a alienação das melhores empresas públicas ao capital estrangeiro;

-tudo isso foi conseguido numa acção concertada da liderança do PSD (Coelho e Relvas), com o Barroso na UE, e com o António Borges do FMI/Goldeman Sacks.

- e assim somos chegados ao presente momento, no qual a economia onterna está paralisada, as PMEs estão na falência e o desemprego já vai numa taxa oficial de 17%, com uma componente jovem de 42%. Simultâneamente as melhores empresas públicas já são propriedade de capitais e países estrangeiros, e as que restam estão em vias de seguir esse caminho!

- Cavaco está nessa jogada como o demonstrao facto de não ter pedido preventivamente a constitucionalidade do orçamento de 2013, e de ter amparado o Governo apesar de dois chumbos anti-constitucionais, demonstrando que o PSD está a governar contra o interesse geral dos cidadãos.
 

Presentemente, e antes que a TROIKA saia do país, o PSD quer à boleia, e atirando as culpas para a TROIKA, liquidar os serviços públicos e despedir a torto e a direito centenas de milhares de funcionários públicos. Tudo isso é irracional, pois quer o orçamento desses serviços, quer o nº de funcionários públicos estão ao nível da média da UE.
 

Pelo caminho ameaça de forma NAZI, com mais impostos  os reformados e pensionistas portugueses, procurando de forma inconstitucional, gasea-los em lume brando e provocando o tal cisma grisalho de que nos fala o próprio  Paulo Portas, que já mostrou não estar disponível para esse ataque NAZI do PSD aos reformados e pensionistas. 

Este PSD que de social democrata não tem nada, e até integra o partido conservador liberal da UE liderado pela Alemanha de  Merkel, deveria ser imediatamente extinto pelo Tribunal Constitucional, e os seus líderes (Barroso, Coelho, Cavaco, António Borges) que enviaram  o nosso país para o abismo económico-social, e ainda não estão satisfeitos, deveriam ser criminalisados.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

TONTERIAS DO QUIXOTE COELHO E DO SEU ESCUDEIRO GASPARZINHO!

Vejamos apenas duas das situações anedóticas defendidas por este 1º ministro ilusionista:

1- A questão do equilíbrio orçamental:

Na sequência da crise do Subprime dos EUA, todos os estados da UE subiram os seus défices orçamentais da casa dos 3% para a casa dos 9%. Portugal não foi excepção . Os gastos orçamentais foram até incentivados pela própria Alemanha, como forma de evitar uma perigosa recessão económica.

Mas quando os estados da UE começaram a orientar a sua política económica para reequilibrar os seus défices orçamentais, a Srª Merkel, aliada a Sarkozi e com o apoio do sempre subserviente Barroso, exigiu, a esses estados "reequilíbrio orçamental já"!

Tal imposição unilateral da Merkel-Sarkozi-Barroso só podia ser conseguida com severas políticas de austeridade, as quais implicavam deliberadamente uma grave recessão económica nesses países (todos do Sul da Europa), já que esse reequilíbrio passava pela forte redução do poder de compra dessas populações, ou seja enormes dificuldades de venda das PME (do mercado interno) que começaram a cair às centenas por dia na insolvência. Como consequência o desemprego disparou em flecha e as famílias ficaram na miséria: sem casa, sem poderem pagar os estudos dos filhos, obrigadas a entregar os filhos na segurança social, e a recorrerem até ao suicídio.

Pois Passos Coelho enfiou totalmente a carapuça, armou-se em mais mau que os maus da fita, e começou a disparar: equilíbrio orçamental já, custe o que custar  (ao povo português claro!). 

Claro que António José Seguro aproveitou-se desta inteligência  intestinal de Passos Coelho, e começou a reclamar uma austeridade inteligente, isto é que tivesse em linha de conta a situação das PME, das famílias e do desemprego. A única forma de conseguir essa moderação seria apostar no reequilíbrio das contas públicas "não absolutamente Já" (como exigido pelos imbecis Merkel, Sarkozi e Barroso, e aceite sem reservas por Passos Coelho), mas apostando no corte das gorduras do estado ao mesmo tempo que se cuidava de assegurar crédito às PME e de garantir um poder de compra razoável às populações, não subindo o IVA dos produtos alimentares e da restauração por um lado, e não espoliando os rendimentos dos trabalhadores e reformados.

2- A questão da dívida soberana

Um dos maiores problemas da dívida soberana é a sua pesadíssima carga de juros, implicada pelo facto de a Alemanha  teimosamente impedir o financiamento direto do BCE aos Estados da Zona Euro e de não permitir as euro-obrigações. Só dessa forma seria possível reduzir a carga usurária da dívida soberana.

Pois bem a inteligência intestinal de Passos Coelho levou-o a defender precisamente o contrário do que era necessário fazer. Rendido à beleza ideológica de Merkel, que ambicionava com a sua tirania e chantagem financeira colonizar os países periféricos, Passos Coelho começou a defender que tínhamos de pagar tudo, e já, incluindo os elevadíssimos juros que nos são impostos pela burrice nazi extrema da Srª Merkel. 

Resultado estamos com uma grave recessão económica, com falências em série de PME e de famílias da classe média, e com o desemprego a bater todos os recordes! Simultâneamente temos uma dívida soberana a crescer devido à pesada carga dos elevados juros a pagar (porque não há financiamento direto do BCE a 1% nem euro-obrigações com taxas mais baixas, tudo fruto da tonteria de Passos Coelho, que decidiu ser macaquinho de imitação de Merkel!).

Mais uma vez António José Seguro, cilindrou a inteligência intestinal de Passos Coelho, e começou a reivindicar um papel financiador do BCE e os chamados eurobonds, para ser possível combater a crise da dívida soberana.

Com a eleição de Hollande como Presidente da França, a birra nazi da Srª Merkel foi posta a nu, assim como a subserviencia de Barroso-Sarkozi.

 Passos Coelho parece demonstrar grande dificuldade de oxigenar o seu cérebro o qual teimosamente persiste em querer alojar-se nos intestinos, e apesar das centenas de insolvências de PME e de famílias  portuguesas, e do forte desemprego provocados por esta política intestinal de empobrecimento do país e do povo português, e custe o que custar, lá vai continuando a sua aventura quixotesca, cego  de raiva contra os reformados e jovens desempregados, pela simples razão de se atreverem a existir.

Sejamos justos, nessa sua cavalgada quixotesca contra o país e contra o povo português , Passos Coelho  é acompanhado pelo seu fiel escudeiro Gasparzinho, o qual estagiou na alta cavalaria monetarista, e como tal está habituado a ignorar a variável humana (insolvência de PME, de famílias, o elevado desemprego, os suicídios, ... , tudo coisas terríveis diz o Gasparzinho,  mas logo acrescenta que não fazem parte do seu modelo modelo financista, e como tal são mesmo de ignorar!!!!). Para o Gasparzinho a coisa funciona mais ou menos assim: "considerando que as pessoas não têm importância alguma, ..., o meu modelo bate certo" !

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"STOP" À VIOLÊNCIA CONTRA AS FLORESTAS!


O desenvolvimento económico social de um país tem de respeitar o desenvolvimento regional integrado desse país: as suas reais necessidades alimentares, as suas reais necessidades de bens sociais de educação, saúde, de habitação e de infra-estruturas adequadas, por forma a que o seu desenvolvimento económico seja auto-sustentável, não pondo em causa a sua soberania nacional sobre os seus recursos naturais e humanos.

Tal como ainda hoje acontece no caso das explorações  florestais, os "saques" ás florestas,   além de promoverem o subdesenvolvimento originam ainda catástrofes ambientais, pois não respeitam minimamente os equilíbrios ecológicos, os quais são esmagados perante a senda do lucro máximo no mais curto prazo possível!

E geralmente o crescimento económico  derivado da ausência de uma política de desenvolvimento regional integrado,  gera sub-desenvolvimento económico-social, e provoca igualmente, desequilíbrios nos ecossistemas naturais, e poderá causar dificuldades de sobrevivência a algumas espécies de animais, se o seu comércio ou a sua morte se revelar lucrativa.  

Como referido pelo Relatório Brundtland, um relatório elaborado pelaComissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas

O desenvolvimento sustentável visa permitir que os países e respectivas populações, "atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais".

segunda-feira, 21 de maio de 2012

COMO A SUÍÇA ESTÁ A COMBATER COM SUCESSO O DESEMPREGO JOVEM!



1. O diagnóstico ao nível europeu


A comparação entre as taxas de dezembro de 2007 e março de 2012 mostra uma OCDE, e, principalmente, uma Europa, «radicalmente» afetada pelo desemprego jovem. «Os jovens europeus à procura de emprego são os que mais sofrem na OCDE, com o desemprego próximo de máximos históricos por todo o continente», avança a organização em comunicado.


Nos dados de março, Portugal aparece no 3º lugar mais crítico, com 36,1% de desemprego jovem. Em 2007, a taxa era de 19,7%. Os casos mais graves registam-se na Grécia, que passou de 21,6% para 51,2%, e em Espanha, de 19,7% para 51,1%.

No extremo oposto estão a Suíça (6.5% para 7,5%), a Noruega (6,7% para 7,6%) e a Alemanha, que diminui a sua taxa de 11,6% para 7,9%. Na Europa, apenas a Bélgica também registou uma diminuição desta taxa entre dezembro de 2007 e março de 2012 (de 17,3% para 17,1%).

Na União Europeia, a taxa cresceu de 15,1% para 22,6%. Nos países do G7 a evolução da taxa de desemprego jovem foi de 12,2% para 15,9%.



2. As medidas geralmente aplicadas: mais dinheiro para as empresas

Assistimos ao discurso de alguns EUROCRATAS, referindo-se preocupados  com a evolução explosiva do desemprego jovem, e prometendo medidas concretas para ajudar os países mais problemáticos, entre os quais a Grécia, a Espanha e Portugal.
Essas medidas concretas residem de uma forma geral em dispor dinheiro para esses países, no sentido de o mesmo ser disponibilizado às empresas que se disponham a proporcionar estágios profissionais /outra formação aos jovens desempregados.
Não se trata portanto de medidas estruturais sobre a economia, nem se trata de combater as causas do desemprego cujo crescimento em flecha tem sido provocado pelas medidas de austeridade propagadas e impostas pela Alemanha, as quais reduzindo drasticamente o poder de compra dos cidadãos , implicam menor volume de vendas das PME, e consequentes despedimentos em massa.
Estes ultra-imbecis EUROCRATAS e Governantes Europeus, partem do princípio de que se as empresas /empresários tiverem mais dinheiro, vão investir mais. esquecendo que a crise é da procura, derivada da redução do poder de compra (redução de salários e  subida dos impostos ) e que nenhum empresário irá investir sem ter a quem vender!



3. As medidas a preconizar: as boas práticas da Suíça.

A Suíça (país com uma democracia semi-directa, na qual os cidadãos têm uma palavra a dizer sobre as decisões públicas) tem das menores taxas de desemprego jovem no contexto europeu, e isso poderá ter a ver com o facto de na Suíça, estar a ser praticado entre os jovens, o emprego em regime de tempo parcial, em simultaneidade com os estudos pelos mesmos prosseguidos.
Não se trata de uma solução visando a correcção estrutural das crises cíclicas inerentes às economias de mercado, mas de facto os jovens ao "trabalharem-estudarem" ganham maior experiência profissional e o que ainda é mais importante, ganham raízes nas próprias empresas onde estão prosseguindo a sua aprendizagem profissional.
De realçar que os jovens saem em média  do 12º ano de escolaridade com 18 anos de idade, logo com uma boa maturidade para ingressarem no 1º contacto com o mundo empresarial, a par do início dos seus estudos superiores.
Ora esta medida não acarreta acréscimo de despesas públicas, e para além de permitir uma formação mais séria (porque mais próxima da realidade empresarial) dos jovens estudantes, permitem-lhes ainda auto-financiar os seus próprios estudos, e de forma muito mais fácil ficarem desde logo inseridos no mundo do trabalho.
Claro que o Governo deve incentivar essas boas práticas Suíças, quer junto do empresariado, quer junto das Universidades, aproximando estas da vida empresarial  





sábado, 19 de maio de 2012

"XEQUE MATE ... AO PRESIDENTE" ?

Perante as denúncias de Duarte Lima, do "polvo político" que através do BPN e quejandos, procedia á "lavagem de dinheiro", prejudicando o Estado em biliões de euros, como fica a imagem de Cavaco Silva?


Todos nós cidadãos temos sido surpreendidos pelo silêncio de Cavaco Silva sobre a fraude gigantesca do BPN, a qual superou o défice orçamental português de 2011, isto é não fora a fraude do BPN e poderíamos ter um superavit orçamental!


Ora se essa fraude foi cometida pelos barões do PSD entre os quais Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima e muitos outros "bispos, castelos, rainhas e peões", é caso para perguntar como fica o "REI"- não foi ainda feito o xeque-mate ao rei?


Cavaco Silva depois de terem sido exibidos documentos no "Expresso" e na "Visão" evidenciando que de facto beneficiou de situações de favor dos administradores do BPN, nomeadamente "mais valias" ligadas a acções adquiridas a preços de preferência, já não se atreve sequer a dizer que é honesto!


Depois surgiram os documentos relatando a situação da vivenda de Cavaco Silva da "urbanização da Coelha", e  ainda se adensou mais o perigoso tráfico de relações de vizinhança  com os Administradores do "BPN  e Associadas".


Numa situação de crise financeira e económica sem precedentes, agravada por uma fraude gigantesca de um Banco (o BPN), que foi nacionalizado precipitadamente (com a esfarrapada desculpa de risco sistémico, nunca explicada nem demonstrada) pelo Ministro Teixeira dos Santos (que se preparava recentemente para beneficiar de um tacho de Administrador de uma grande empresa), como poderá Cavaco Silva continuar a sacudir a "água do capote", ou sequer continuar a "assobiar para o lado"?


Os portugueses em parte por causa desse "polvo político" estão confrontados com uma política económica governamental do PSD, que deliberadamente provoca  falências de micro empresas e PME às dezenas por dia,  insolvências de centenas de famílias por dia, e níveis de desemprego que obrigam os jovens e adultos portugueses a encontrarem novas oportunidades de vidas ou na vadiagem e droga ou na emigração. Por isso os portugueses não estão disponíveis para perdoarem suspeitas à "mulher de César".

Cavaco Silva que era muito amigo de Oliveira e Costa e de Dias Loureiro e outros ilustres barões do PSD, os quais lhe proporcionaram vantagens  financeiras  indesmentíveis, demonstradas documentalmente nos jornais e revistas de grande difusão pública em Portugal, está numa situação delicada, e se não resignar ao seu cargo, arrisca-se a ser olhado pelos cidadãos, como estando ilegitimamente a refugiar-se na situação de imunidade política que lhe confere o cargo de PR, como forma de continuar inatingível, num "polvo político" com tentáculos de amizade e vizinhança próxima demais!

Se continuar no cargo de PR será sempre olhado com desconfiança pelos seus próprios eleitores, o que se poderá aprofundar com o desbravar crescente dos buracos financeiros de autoria do dito "polvo político"?

No meio de toda esta esparrela de corrupção política dos barões do PSD, ressalta a frontalidade exemplar de Miguel Cadilhe, que não só, em tempos idos, indicou Cavaco Silva como o "PAI do MONSTRO" (e note-se o despesismo da presidência de Cavaco  já é superior ao dobro dos custos da monarquia espanhola!) como ainda ao denunciar a vilania da nacionalização do BPN fraudulento, que nos está a fazer passar pelas "passas do Algarve" poderá estar a proporcionar que, quem de direito eventualmente diga: "XEQUE MATE ... AO PRESIDENTE"!
  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SÓ VOTAREMOS NOS PARTIDOS QUE NOS GARANTIREM LEIS QUE NOS PERMITAM CONTROLAR OS GOVERNANTES FUTUROS!

Os eleitores em plena campanha eleitoral são bombardeados, por todos os partidos, por uma fraseologia , destinada a entorpecer (adormecer, hipnotizar) o seu raciocínio e capacidade de decisão. Entre essas frases ditadas com o objectivo de ficarem no ouvido do eleitor, mas sem que o eleitor saiba no que vão redundar, nem tenha a mínima garantia de que vão ser perfilhadas no pós-eleições, figuram por exemplo: fraternidade, liberdade, justiça social, ...
E claro há também as palavras utilizadas com a ideia de traduzirem objectivos concretos a favor dos eleitores em geral (por exemplo: não à subida de impostos ...) que os candidatos a "eleitos" apregoam, mas cuja efectividade  os eleitores não controlam minimamente e geralmente os "eleitos" fazem precisamente o contrário.  



A natureza humana é o que é, e o "sistema" tende a cilindrar o cidadão conformista. Temos por isso 
 de saber construir uma democracia participada, mas participada mesmo, pelos eleitores, na qual os eleitores não se limitam a assinar "cartas de amor"de boas intenções dos políticos.


Temos de exigir operacionalidade efectiva das "iniciativas legislativas dos cidadãos"; dos referendos vinculativos, promovidos pelos eleitores (altere-se a CRP se necessário); do poder de impugnação das decisões públicas dos governantes que põem em causa o interesse geral e o bem comum, ...


Se os eleitores tiverem efectivo poder de controlo sobre os políticos eleitos (mas têm de lutar por ele e a melhor altura é na campanha eleitoral) estes não se atrevem a ser aldabrões (exemplos: Barroso com Manuel Ferreira Leite: o caso do choque fiscal, que mal tomaram o poder dos eleitores os massacraram com impostos; o caso recente deste aldrabão mor chamado Passos Coelho; ...


Por isso a palavra de ordem dos eleitores não pode ser continuar a ser o "enganadinho" pelos políticos vendedores da banha da cobra: os eleitores têm de reivindicar poderes concretos para controlar esses políticos que vêm já com "um programa" das empresas em que são "jagunços" do grande capital...




Como nos diz Guto Lopes, "é complicado ser cidadão de um país e ver que seja qual for a nossa acção, esta não possui valor, porque existem formas de hierarquia que se encontram fixas de estruturadas de tal forma dentro de um sistema rígido para alguns e flexível para outros. Sinceramente? As pessoas deixaram de se expressar à vontade, e dizem unicamente frases com palavras bonitas, e colocam posts com frases de grandes pensadores, e na maior parte das vezes nem compreendem o significado exacto dessas palavras além do significado imediato. Preferem falar do mundano a discutir o que interessa. Sinceramente? não me sinto representado, nunca senti. Em termos políticos penso que o povo, sendo o elemento mais poderoso, é o mais impotente. Impotente para tudo, até para discutir sem medos e expressar-se de forma clara, dizer o que pensa do sistema político e dos políticos e classes elitistas (ditas elitistas, ás vezes vejo cada porcaria e vazio em algumas dessas mentes elitistas, que fico a pensar como se podem dizer de elite...enfim).  E isso é triste e denota uma grande falta de sentido patriótico, de civilidade, de interesse no que é de todos. Porque carissimos, Portugal, não é dos políticos, e penso que custa muito ainda perceber isto aos portugueses...Portugal é dos portugueses...DE TODOS...NÓS SOMOS PORTUGAL....TODOS NÓS...".(Guto Lopes).




Se a acção dos eleitores é destituída de operacionalidade concreta (se está esvasiada de poder efectivo) os "eleitos" abusam do poder, praticam alegremente a corrupção à mesa do orçamento e servem-se à vontade a eles próprios e aos seus "verdadeiros" patrões que estão nas grandes empresas públicas e privadas. Como referido por Rosário Gomes  "os partidos o que querem é militantes...muitos e sem qualquer formação cívica.Assim,quando são eleitos,defendem os interesses do partido,em primeiro lugar...e quem vota fica sempre no lugar do "mexilhão".




Ora no caso concreto do Governo actual, Passos Coelho ainda não se apercebeu que nós eleitores sabemos perfeitamente que o governo nos está a vender "banha da cobra" quando adoptando a postura  de "cão amestrado" da austeridade cega da Merkel, está a conduzir o país á ruína: PME e famílias na insolvência, desemprego sempre a subir. Ao invés de reconhecer o seu erro e mudar de política, comporta-se como um cãozinho obediente de Merkel, e então FAZ DE CONTA que é inocente: inventa uma sociedade portuguesa tipo Dinamarca, na qual um desempregado não tem problemas, pois logo tem um outro emprego à sua espera, para além de ganhar 4 vezes mais que um trabalhador português! Pois Passos Coelho Portugal até poderia ser uma "Dinamarca", mas não é por que os milhares de milhões que são transferidos do orçamento para o BPN, para os défices ocultos, para as PPP, para as EDP, são tapados pelos elevados impostos que nós temos de pagar e pela espoliação dos nossos rendimentos de trabalho.



E enquanto essa corrupção continuar, e continuará enquanto não tivermos uma democracia a sério em vez da cleptocracia actual, o nosso país não oferece oportunidades aos trabalhadores e jovens dsempregados: oferece-lhes apenas a possibilidade de uma mísera vida económico-social ou em alternativa a emigração! E os "eleitos" actuais fartam-se de inventar e  isso mesmo sabendo que já não acreditamos nessas farsas, ..., mas sabem é que estamos impotentes para os travarmos, e ainda por cima têm os "media" ao seu serviço de impostura generalisada.





Por isso a Cristina Jesus refere que  " muitos portugueses não têm, nem tiveram outra alternativa e infelizmente estão a passar verdadeiras dificuldades!! Quanto ao Sr. Primeiro Ministro não foi com o meu voto que ele alcançou o poder de dizer e fazer tantas barbaridades, quanto ao individuo está mais para reptil com sangue completamente gelado que para coelho!! Mas acredito que ocupe um lugar de poder por pouco tempo"!!




E Ana Carla Santos refere também que "só não percebo porque razão Passos Coelho ainda é Primeiro Ministro, se estar no desemprego é bom, porque não muda de vida também? Temos que nos pôr no lugar dos desempregados e procurar emprego para podermos perceber em que país vivemos realmente e qual a situação económica das empresas. Só não percebo porque razão Passos Coelho ainda é Primeiro Ministro, se estar no desemprego é bom, porque não muda de vida também? Temos que nos pôr no lugar dos desempregados e procurar emprego para podermos perceber em que país vivemos realmente e qual a situação económica das empresas. 




Portanto caras amigas e amigos, o que necessitamos não é de partidos "muito bonzinhos" nas campanhas eleitorais, mas que apenas querem iludir os eleitores, necessitamos sim  de partidos que assumam as suas responsabilidades efectivas para com o estabelecimento de poderes concretos dos eleitores para participarem e controlarem efectivamente as decisões públicas dos "eleitos".Temos de em plena campanha eleitoral exigir direitos efectivos de participação, condução e controlo da vida pública, e temos de fazer saber aos partidos que apenas estamos dispostos a votar naqueles que se comprometerem com medidas eleitorais concretas, com assinatura reconhecida no notário, que estabeleçam esses poderes concretos aos eleitores, por forma a acabarmos definitivamente com a Corrupção em larga escala dos "eleitos", e para obrigarmos efectivamente (e só o conseguiremos se tivermos leis que nos conferem esse poder) os eleitos a conduzirem a sociedade no interesse geral e no bem comum.









domingo, 13 de maio de 2012

OS "BONS RAPAZES", E OS "OCUPAS À RASCA": MARIONETES DOS "CHULOS MOR"?


As Universidade formam economistas, engenheiros, juristas cientistas das ciências experimentais e das ciências histórico-filosóficas, literatos  e "os administradores". Os administradores são os filhos, os afilhados, os sobrinhos, os filhos dos amigos, os quais nem precisam de acabar o curso, ou então lá vão fazer o curso em alguma "privada". Depois lá aparece um tio, a quem dizem que o fulano até é bom rapaz, partilha das maluqueiras do partido da gente ...e lá vai mais um administrador!
Se nem para administrador serve (tipo senhor feudal) e se desde pequenino soube dominar a arte de bem mentir, então fica a ser o "candidato da gente", e lá será 1º ministro entre outros bons rapazes da mesma estirpe!

Depois enfim é o "bom rapaz" a render para as empresas do grupo, pois o investimento feito nos "media" para promover o grande líder, tem de ser compensado! E lá vai o país à ruína e os portugueses só vêm os milhões a entrarem nas grandes empresas e no bolso dos gestores amigos (da mesma estirpe) e a ficam sem os tostões.
Claro que esses "rapazes" não podem ser julgados nem condenados, por isso os "boys" e os "baronetes" (sempre da mesma estirpe) metidos à pressão nos gabinetes ministeriais, e principescamente pagos pelos contribuintes, entram sorrateiramente também para as Sociedades de Advogados (com gente da mesma estirpe) as quais elaboram leis à medida: por exemplo leis anti-corrupção, que de tão equívocas, nem que os bons rapazes sejam apanhados em flagrante delito jamais conseguirão ser punidos, e claro muito menos os corruptores (os verdadeiros "chulos" ou "chulos mor" ou  verdadeiros patrões dos ditos bons rapazes administradores).

Claro que se o dito bom rapaz, chega a Ministro ou a 1º Ministro, a sua "chanfradice" acaba por vir ao de cima, e vai fazer por certo figuras tristes, como por exemplo, vai chamar "piegas" a quem não lhe seguir as pisadas de pisar os "pés descalços", ou depois de conseguir, com o apoio incessante dos "media" (cujos donos são os seus verdadeiros patrões) retirar todos os direitos aos trabalhadores, vai dizer que ficar desempregado é uma excelente oportunidade para mudar de vida  (pois se com ele a coisa funcionou, e nem sequer precisou de ser técnico, foi logo para administrador, e depois para político, e depois para administrador ... porque não há-de funcionar com os desempregados pelintras?).

Mas se as patetices forem exageradas, e a corrupção começar a fazer fumo, não há problema, seguir-se-ão os bons rapazes da alternativa "B", os "media" encarregar-se-ão de os anunciar como uma alternativa honesta, e, muda-se alguma coisita, para ficar tudo na mesma, e os chulos do orçamento permanecem essencialmente os mesmos (os Grandes Administradores das Grandes Empresas, e seus Accionistas, têm tudo controlado).


Fundamental é que não haja verdadeiras "leis anti-corrupção", daquelas que podem mesmo condenar os grandes corruptos (os "eleitos") e os seus corruptores (os administradores das grandes empresas públicas e privadas). Por isso é fundamental que o Código das Sociedades Comerciais continuem a dar os maiores poderes aos Administradores para estes se enriquecerem, mas enriquecerem muito mais os grandes accionistas (que nunca são condenados) à custa dos "pés descalços".


E se a alternativa "B" se torna incómoda para os interesses chulistas do orçamento, então os "media" (propriedade dos "chulos mor") tratam de promover aí os filhos da pequeno-burguesia radical, juntamente com  uns rapazitos do "lupem proletariado", e até de uns filhotes da grande burguesia (que também têm direito a divertirem-se)  dão-lhe uns nomes engraçados, do género de "geração à rasca", "anónymous", "indignados" , "ocupas" e tratam de os promover e  vender intensa e massivamente à grande massa dos cidadãos descontentes: fazem-se grandes manifestações, cobertas o dia inteiro pelos ditos "media", fazem-se inclusive "acampamentos inconsequentes" para a coisa ser mais espectacular, infiltram-se uns tantos rapazes das secretas nesses movimentos, para os animar, e para os orientar, pois essa malta só tem ideias soltas e não sabe mesmo o que quer nem quais são os seus objectivos, os ditos "media" entrevistam meia dúzia de prestigiados intelectuais pensadores de "esquerda" , os quais têm sempre muito jeito para o romantismo esquerdista inconsequente, para dar alguma credibilidade ideológica a esses movimentos "trogloditas", promovem-se cantores bimba-revolucionários, e a festa lá se vai fazendo, até à véspera de eleições legislativas, que destroem por completo a dita alternativa "B", mas que não estava a funcionar como os "chulistas mor" queriam!

Claro que no dia seguinte, acaba a missão dos ditos "gerações à rasca", dos ditos "anonymous", dos "ocupas coisa nenhuma", dos indignados, pois o objectivo dos "chulistas mor" já está atingido: os seus bons rapazes de boa estirpe e das palermices neo-liberais lá estão no poleiro outra vez, prontos a servi-los à mesa do orçamento, enquanto os "pés descalços" dos ditos trabalhadores ficam outra vez sem os magros pseudo-direitos conquistados durante a pseudo-alternativa "B".


E assim nos vamos transformando num país sem recursos naturais soberanos, sem poder de compra (o que se ganha vai tudo para impostos e o que sobra é espoliado pelos "bons rapazes" pseudo-governantes, para ser distribuído pelos seus verdadeiros patrões), sem mercado interno, sem investimento privado digno desse nome (investir para vender a quem) só com duas indústrias relevantes: a ligada à exportação, e a ligada ao turismo, e uma imensidão de desempregados e de emigrantes, mas com uma classe de "chulos mor" que fazem parte da lista dos mais ricos do mundo! 






sábado, 12 de maio de 2012

PASSOS COELHO SABE DO QUE FALA! QUEM É DESPEDIDO NÃO SÓ TEM A OPORTUNIDADE, COMO TEM MESMO DE MUDAR DE VIDA!


Diz Passos Coelho que quem é despedido e fica no desemprego, ganhou afinal  uma "oportunidade de mudar de vida"! 


Unanimemente os sindicatos, os partidos da oposição, disseram que isso era ofender quem cai na situação de desemprego e não tem alternativa! 


Mas vejamos, que Passos Coelho tem razão, pois de facto quem fica desempregado tem mesmo à força de mudar de vida:
-tem de entregar a casa ao banco, e torna-se um SEM ABRIGO;
- se tem filhos de tenra idade, tem de os entregar para adopção;
-se tem filhos no ensino superior, estes têm de regressar a  casa, quero dizer, a uma arrecadação cedida por familiares;  
-se os jovens licenciados ou não, querem encontrar trabalho, têm de mudar de país; 
-se antes almoçava em restaurantes económicos, agora come uma bucha, ou seja o "pão que o diabo amassou; Se tiver sorte come uma "sopa dos pobres" à custa dos impostos de quem ainda trabalha, e dos quais 1200 milhões vão anualmente para as ISS da Igreja Católica, para esse efeito;
-se não gostar de nenhuma das soluções anteriores, pode sempre seguir o exemplo dos mais idosos que já desistiram de ir aos centros de saúde, e pura e simplesmente suicidarem-se!


Isto é, Passos Coelho mediu bem as palavras que disse e insistiu nas mesmas: se ficou desempregado, não desanime, pois como se verifica pelo texto acima,oportunidades de mudar a sua vida não faltam, e mesmo que você não queira!


E uma sopa dos pobres abençoada pelo  Deus da Igreja Católica (esqueça os impostos que a financiam), não será mesmo de desperdiçar! 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

BARROSO, MERKEL E SARKOZI: CRIMES CONTRA A HUMANIDADE !

"Crime contra a humanidade é um termo de direito internacional que descreve atos de perseguição, agressão ou assassinato contra um grupo de indivíduos, ou expurgos, assim como o genocídio, passíveis de julgamento por tribunais internacionais por caracterizarem a maior ofensa possível".


Ora, Barroso ,  Merkel e Sarkozi, ao imporem a proibição do BCE de financiarem os Estados membros da Zona Euro , com problemas de financiamento da sua economia, e ao não aplicarem medidas de coesão económico-sociais previstas nos tratados europeus,  conduziram deliberadamente, esses países à assinatura dos acordos de resgate financeiro, os quais na prática  se traduzem em actos de agressão contra a economia desses países e contra os seus cidadãos!

Esses actos de agressão  foram sorrateiramente, e aparentando tratar-se de acções democráticas,  articulados em larga escala,  pelos Governos e pelos bancos mais poderosos  da UE (Alemanha e França, Banco Central Alemão, e BCE) como forma de dominarem e escravizarem as classes médias e as classes menos favorecidas desses países. Tratou-se e trata-se de acções de autêntica engenharia social e política, visando a submissão dos Governos desses países, aparentemente de forma democrática, mas sempre com a espada da chantagem financeira, recaindo essa chantagem a todos os níveis: sobre as eleições legislativas, e sobre os parlamentos nacionais.

No fundamental essas acções de agressão sobre esses países (Grécia, Portugal, Irlanda, consubstanciaram-se em garantir apoio financeiro às suas economias, exigindo em simultâneo o reequilíbrio rápido dos seus défices orçamentais.  Como sabemos para atingirem essas metas impostas pela TROIKA às ordens do triunvirato Barroso, Merkel e Sarkozi, os governos nacionais tiveram de enveredar por políticas económicas de austeridade violenta: subida de impostos directos e indirectos sobre os cidadãos, espoliação arbitrária dos seus rendimentos, redução para serviços mínimos da saúde, ensino e segurança social pública ao mesmo tempo que subiam os preços desses serviços.

Essa política de austeridade tornada necessária  por causa das metas de redução dos déficites orçamentais, demasiado rápidas, estabelecidas e impostas , por  Barroso, Merkel e Sarkozi, conduziram deliberadamente a uma forte redução do poder de compra dos cidadãos, o que arrastou a economia desses países para a recessão económica,  para a falência de centenas de milhares de PME, para a insolvência de centenas de milhares de famílias e para o desemprego milhões de cidadãos desses países.

Como consequência dessas políticas de agressão, muitas famílias tiveram de entregar as suas casas aos bancos, tiveram de retirar os seus filhos das Universidades, tiveram de entregar os seus filhos para adopção, e tiveram de se virar para a emigração desmembrando-se os laços familiares. Como consequência os resultados daquela política de agressão imposta por aquele  triunvirato de criminosos, conduziram muitos cidadãos ao suicídio seja por exemplo na Grécia, e em Portugal, para além de ter implicado que muitos idosos se "deixassem morrer" em consequência da perda de direitos à sua saúde pública.

Todos os países do mundo desejam ter equilíbrio orçamental, e os países da zona euro igualmente. Aliás por exemplo Portugal tinha as suas contas públicas equilibradas antes da crise do SUBPRIME exportada pelos EUA para a UE.
Barroso, Merkel e Sarkozi, sabiam perfeitamente que os défices orçamentais foram provocados na sequência dessa crise do SUBPRIME, já que foi necessário ajudar as famílias em consequência da depressão económica provocada por aquela crise.

Por isso não tinham nem têm nenhuma razão para de repente começarem a exigir um rápido reequilíbrio daqueles défices, esganando deliberadamente a economia dos países mais débeis economicamente como era o caso da Grécia, Portugal e Irlanda. Por isso essas políticas de austeridade cegamente impostas aos países ditos periféricos, consubstanciaram-se afinal em ACTOS DE AGRESSÃO deliberados contra as economias desses países (arruinando-as) e contra as suas populações (atirando-as para a miséria económico-social, para o desemprego e para o suicídio).

A par desses planos de austeridade violentos,( verdadeiros ACTOS DE AGRESSÃO), Barroso, Merkel e Sarkozi, não permitiram que esses países tivessem acesso ao financiamento directo do BCE, beneficiando clamorosamente os Banqueiros (compravam dinheiro a 1% e vendiam-no aos Estados e às Grandes Empresas a 6%) e encharcando de dívida soberana os ditos países periféricos, devido à elevada carga de juros deliberadamente imposta por aquele triunvirato criminoso.


Com esse ACTO DE AGRESSÃO brutal e desumanos imposto aos países mais débeis economicamente da zona euro, Barroso, Merkel e Sarkozi, pretenderam deliberadamente transformar esses países em colonatos da zona euro, fornecedores de mão de obra barata, destruindo deliberadamente as suas classes médias e as suas PME produtoras para o mercado interno, e encharcando-as ainda com maior dívida soberana, como forma de ficarem dependentes dos países economicamente mais fortes da UE, ao mesmo tempo que se vão apropriando das suas melhores empresas públicas e privadas e até dos seus recursos naturais soberanos..

Por isso Barroso, Merkel e Sarkozi, ao cometerem deliberadamente esses ACTOS DE AGRESSÃO, incorreram em crimes contra a humanidade e devem ser submetidos ao TRIBUNAL INTERNACIONAL DE HAIA, por crimes cometidos contra a humanidade, consubstanciados por aqueles ACTOS DE AGRESSÃO , os quais provocaram falências em série de PME, insolvências em série de famílias, desemprego de milhões de cidadãos, e ondas de suicídio derivadas das situações atrás descritas.
 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A CGTP É AMIGA DA SOPA DOS POBRES ???



Um trabalhador que receba  o salário mínimo, tem um rendimento salarial líquido que o coloca abaixo do nível de pobreza (414 euros/mês!).No entanto a CGTP que é capaz de encher o Terreiro do Paço com trabalhadores, está a mendigar junto do Governo um aumento do salário mínimo  em cerca de 30 euros/mês, ou seja a CGTP não está interessada em acabar com a vida miserável de pobreza dos trabalhadores portugueses!!


Se um trabalhador pagar renda de um quarto (casa nem pensar!) lá se vão 200 euros, logo com os outros 200 euros vai ter de se alimentar, pagar água e luz,... ou seja, arrisca-se a morrer tuberculoso por deficiência alimentar!Por isso estes salários miseráveis, para os quais a CGTP  dá a sua mãozinha,  são um convite para  o  crescimento dos "sem abrigo" em Portugal.
A CGTP não está interessada  na subida a sério dos salários dos  trabalhadores, com receio que os mesmos escapem ao seu controlo e logo prejudiquem o seu poder de mobilização!

Pela mesma razão a CGTP nunca defendeu o poder de co-participação dos trabalhadores na gestão das empresas em que trabalham, pois poderiam tornar-se demasiado autónomos, o que não agrada nem à CGTP nem ao PCP. 


A única forma de os trabalhadores conseguirem melhores salários e autonomia, será mesmo a constituição de sindicatos independentes: com a CGTP estão condenados a andarem atrás da inflação e a terem os salários mais miseráveis da UE. 

     
O PCP  é célere a procurar deitar abaixo  os governos do partido Socialista, para por no seu lugar os partidos que defendem os interesses das associações patronais contra o interesse dos trabalhadores.

Os trabalhadores com a prática política do PSD e do CDS, virada para satisfazer os interesses dos grandes grupos económicos, perdem os seus direitos, perdem os seus postos de trabalho, perdem o seu poder de compra, em suma perdem os seus direitos consagrados na CRP: o direito à saúde, ao pão, ao ensino e à habitação.
Estranhamente a CGTP e o PCP mostram-se satisfeitos pois conseguem mobilizar mais trabalhadores para as suas manifestações, as quais nada resolvem.


Definitivamente, as PME e os trabalhadores nada de bom têm a esperar desta prática política da CGTP e do PCP, que apenas usa os trabalhadores como "carne para canhão"! 
Dessa forma não há futuro para os jovens em Portugal, e o melhor que os pais têm a fazer, no caso de conseguirem que estes acabem o ensino superior, é mete-los imediatamente num avião, para FUGIREM de Portugal!

O Governo que apenas tem destruído a economia, arrastado para a insolvência as PME e as famílias , tem na CGTP e no PCP um aliado sólido: os Governantes transformam o país num asilo onde é servida pelas instituições da Igreja católica (que antes receberam 1200 milhões de euros dos nossos impostos) a sopa dos pobres, e a CGTP e o PCP saem para a rua gritando palavras de ordem contra a injustiça social: excelente combinação, dizem as associações patronais!
E desta forma o nosso país não sai do marasmo. Junte-se a corrupção dos governantes em cumplicidade com as administrações das grandes empresas públicas e privadas, e temos um país transformado num autêntico pantanal: fuja e salve-se quem puder!


Para dar a volta a esta situação é necessário levar a cabo uma tarefa quase impossível: conseguir que os trabalhadores portugueses comecem a pensar pela sua própria cabeça, por forma a capacitarem-se de que são capazes de construir uma democracia participada, através da qual instaurarão uma economia solidária virada para o desenvolvimento sustentável (pondo fim á exploração dos seres humanos , dos animais e do ambiente, por outros seres humanos que têm como único objectivo obter e acumular o lucro)!

 


sexta-feira, 4 de maio de 2012

SOMOS FILHOS DA MÃE TERRA, SOMOS IRMÃOS!



Há diferenças entre seres humanos e não humanos?
Mas que diferenças, e quais são as principais?
Se outros animais vivem connosco, nós os amamos,
E entre humanos e não humanos, quais amamos mais?

Mas nós humanos temos cérebro, somos racionais!
Mas então, se os outros animais cérebro têm,
E dotados são dos mesmos órgãos sensoriais,
Como concordar com aqueles que isso não vêm?

E quando à custa dos animais, lucro queremos ganhar,
Também dizemos: os animais não têm sofrimento!
Mas o seu sistema nervoso, não nos deixa enganar,
Sofrem como nós, e palavras loucas leva-as o vento!

E o nosso Direito, como objectos os animais quer tratar!
Isso não é inocente:  serve para lhes retirar a dignidade,
E para nas touradas e nos circos os animais torturar!
Divertindo-nos a trata-los com requintes de crueldade!

Nos circos em camiões os animais são enjaulados!
Só para fazer negócio e um ingénuo público divertir,
Nas touradas os touros são brutalmente massacrados,
Que felicidade pode haver de os animais cruelmente ferir?

Para nos alimentarmos, podemos usufruir de frutas e vegetais,
Os quais nos podem boas proteínas e vitaminas propiciar,
Qual a necessidade de no matadouro assassinarmos animais,
Para a carne dos seus cadáveres, servir para nos alimentar?

Todos somos filhos da mãe Terra: todo o animal é nosso irmão!
Se temos alma, porque haveriam os outros animais de não ter?
Por isso devemos ser guiados pelo amor e pela compaixão,
E pelos direitos dos animais temos de lutar, doa a quem doer!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A ESTRATÉGIA GEO POLÍTICA DA SRª MERKEL !


A Srª. Merkel é a maior estratega de todos os tempos, muito mais inteligente que Hitler. 


Hitler invadiu os países europeus para os subjugar e mandou os judeus alemães para os fornos!


Merkel está a dominar os países da UE através da chantagem financeira, e dá-se ao luxo de nem se importar  com as falências das PME , das famílias e com os milhões de desempregados que a sua chantagem implica.
Os Governos desses países da UE limitam-se a dizer: não estranhem os elevados níveis de desemprego, habituem-se por que ainda vai ser pior!


E os trabalhadores  que arduamente  conquistaram direitos, pagaram impostos para construirem o Estado Social (saúde, educação e segurança social),  vêm tudo a ser posto em causa pelo imperialismo colonialista e neo-liberall do partido conservador alemão, que através da chantagem financeira está a obrigar aos estados membros da zona euro a destruírem os seus Estados Sociais, e a transformarem os seus serviços públicos em coutadas privadas!


Merkel, através dos seus mandatados comissários europeus e quejandos do FMI, está a instalar o Estado Liberal em todos os países da zona euro, e se porventura algum desses países tem de enfrentar a luta eleitoral, logo essa eleição é condicionada: se não fores por onde eu quero que vás, ficas sem apoio financeiro!
Quanto aos milhares de PME tornadas insolventes, e quanto aos milhões de desempregados provocados por essa meta ideológica de Merkel e dos Governos que lhe são subservientes, isso é considerado um problema menor, como uma não variável, que até pode ser resolvida em caso de extrema necessidade, com uma "bomba de neutrões"!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A CAPACIDADE DE AMAR E RESPEITAR OS SERES SENCIENTES E A NATUREZA!


Começamos a nossa infância dizendo "isto é meu"! Continuamos adulando os nossos valores egocêntricos e desejamos mesmo o que não é nosso, só por que entendemos que nós é que temos direito a ter! E o TER desenvolve mais e mais o egocentrismo, e por essa via dificilmente passamos do entendimento da ética como consistindo em estarmos bem com nós próprios. 


Trata-se de uma ética autárquica. Só com o desprendimento do TER e a valorização do SER seremos capazes de alcançar uma ética de valores humanistas, a qual traduz já uma visão do respeito mútuo e a noção de que a nossa liberdade pára onde começa a liberdade do outro!


Quem defende valores humanistas desejará fazer ao outro o que gostaria que o outro lhe fizesse. Implica uma compreensão biunívoca  de valores: nós e os outros, o que arrasta á ponderação do interesse geral face aos nossos interesses particulares.


Mas somente quando almejamos valores éticos universais estaremos em condições de compreender e praticar o amor incondicional e teremos capacidade de discernimento para reconhecer no outro, tal como em nós, todo o direito à sua felicidade natural.


É esta visão universal dos valores éticos, a qual pressupõe uma visão biocêntrica do Universo, que nos torna capazes de desejar a fraternidade e a paz universais!
E a fraternidade e a paz universais pressupõem que já ultrapassamos a barreira dos valores humanistas, e que aceitamos plenamente e de forma incondicional que todos os seres sencientes têm direito a ter direitos, ao respeito mútuo e à sua dignidade e felicidade natural.
Para termos a capacidade de sermos amigos dos seres sencientes (humanos e não humanos) e da Natureza, para abraçarmos coerentemente as suas causas, e para fazer delas causas nossas, teremos forçosamente de estar abertos a uma visão holística do Universo e consequentemente à prática e respeito pelos  valores éticos universais!   

CARO ANTÓNIO JOSÉ SEGURO (E QUEJANDOS): COM REZAS, APELOS E MEDITAÇÕES NÃO VAMOS A LADO ALGUM !

Rezas, orações, meditações, serão caminhos propiciadores de alguma solução para a resolução dos problemas  relacionados com a crise da dívida soberana europeia e com os défices orçamentais, que afligem os países periféricos como Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália, ...
Claro que não! 


E apelos aos governantes para enveredarem por políticas económicas de animação da economia  por forma a gerarem a criação de postos de trabalho, ou pelo menos para estancar o crescimento sem fim do desemprego?
Não adiantam nada!
Vejamos o caso português!


O Governo PSD / CDS derivou de eleições legislativas nas quais obtiveram a maioria dos votos expressos (os únicos que contam independentemente das baboseiras de quem defende ingenuamente e a título de protesto, ou mesmo por que interpretam o voto como um direito e não como um dever ético-constitucional,  a abstenção ou o voto em branco), e invocam dessa forma a legitimidade para adoptarem as políticas económico-sociais que estão a arruinar a economia portuguesa, as PME e as famílias.

De facto o PSD/CDS tiveram a maioria por que juraram aos eleitores que aumentar impostos ou espoliar rendimentos dos trabalhadores e reformados "jamais"!  Eles prometeram uma política de desenvolvimento e de emprego, mas começaram a governar e logo aplicaram políticas contrárias a essas promessas. E porquê?

Por que querem destruir o Estado Social (ensino público, saúde pública e segurança social pública)  e torna-lo um Estado Mínimo (privatizar o ensino, a saúde e a segurança social).

Não se trata de não saberem que com as políticas adoptadas, provocam mais falências das PME, mais desemprego e atiram as famílias para a insolvência total. Não é por acaso que este Governo PSD / CDS está 100% alinhado com as políticas de austeridade impostas pela Senhora Merkel!
E a Srª Merkel sabe muito bem que com essas políticas de austeridade, a par da exigência do rápido reequilíbrio dos défices orçamentais, o que está a querer provocar (e está a consegui-lo) é o fim do Estado Social nesses estados da zona euro, é querer impor a ferro e fogo (custe o que custar) o fim do Estado-Providência e implantar em seu lugar o "laisser faire laisser passer" da mão invisível de Adam Smith.


Contra estas medidas de índole ideológica, só a luta política pode ser eficaz, e será eficaz se os partidos políticos que reivindicam a luta contra o desemprego, através da animação da economia, do bom investimento público (investimento com benefícios económico-sociais positivos) e da animação também do investimento privado, conseguirem ganhar as eleições legislativas nacionais e europeias.


Por isso a Srª Merkel está aterrorizada com a possível derrota eleitoral de son ami Sarkozi!
A Srª Merkel não quer permitir nem o financiamento directo do BCE aos estados da zona euro, nem os "eurobonds", .porque a Srª Merkel entende que o melhor caminho para acabar com o Estado do Bem Estar Social , é mesmo a imposição de medidas de austeridade violentas, a par dos resgates financeiros, e do aprofundamento da crise da dívida soberana dos países em causa. 

Esse objectivo da Srª Merkel, (da Alemanha neo-liberal) sobrepõe-se aos objectivos de criação de emprego e de desenvolvimento económico-social. A Srª Merkel se fosse sócio-culturalmente possível mandaria sem hesitar os Governos dos países em dificuldades, mandarem gasear os seus  desempregados e os seus reformados, e estes obedeceriam sem hesitar (pois comungam dos mesmos objectivos ideológicos neo-liberais), embora dissessem publicamente que esses cidadãos iam para campos de trabalho (como sucedeu aliás na Alemanha Nazi).  

Eis a razão por que Passos Coelho já nos disse que tínhamos de nos habituar (nós portugueses) a conviver com elevadíssimas taxas de desemprego, pois esse elevadíssimo desemprego é deliberadamente provocado pela política da Srª Merkel e dos Governantes nacionais em nome da destruição (por eles considerada fundamental ) do Estado do  Bem Estar Social (do Estado providência), para no seu lugar existir apenas o investimento privado (que vai tardar a aparecer) e a economia de mercado liberal  (daí o lema: "melhor estado menor estado").

A Srª Merkel e os Governantes (no nosso caso PSD/CDS) sabem muito bem que poderiam combater o défice orçamental reduzindo as mordomias DOS INTERESSES PARTICULARES INSTALADOS Á MESA DO ORÇAMENTO: acabando com os "baronetes" nos gabinetes ministeriais, acabando com as transferências de milhares de milhões para as grandes empresas públicas e privadas, acabando com os hiper salários dos gestores das grandes empresas públicas, ...
Mas não querem ir por esse caminho. Vão assim pelo caminho de retirada de direitos (totais se possível) dos trabalhadores e dos reformados, e pela transferência de dinheiros públicos para as mãos privadas. Não se trata de políticas erradas, trata-se de políticas económicas necessárias para destruir o Estado Social e para erguer em seu lugar um Estado Liberal, ou seja uma Economia de Mercado, muito diferente da economia social de mercado a que estamos habituados!


Por isso caro António José Seguro: nada de rezas, de meditações ou de apelos ao Sr. Primeiro Ministro. O essencial é mesmo esclarecer os cidadãos, que a Srª Merkel e o Governo PSD/CDs não hesitam em espezinhar a economia portuguesa e os portugueses em nome da sua ideologia neo-liberal. A tal ideologia que conduziu à crise do SUBPRIME nos EUA e aos buracos fraudulentos do BPN  e dos défices ocultos da Madeira, curiosamente todos provocados por barões do PSD!  


O Sr. Primeiro Ministro só tem um objectivo e uma missão (ideológica) que é destruir ao máximo o Estado Social e não hesita nem hesitará (custe o que custar) perante a miséria económico social  reinante no nosso país. Está disposto custe o que custar a destruir a economia, a levar à falências as PME, a ter taxas de desemprego superiores a 20%, mas não se desvia do seu caminho alinhado com o caminho da Srª Merkel: tornar irreversível o caminho para a destruição do Estado Social.


Mas não tenhamos dúvidas, tudo  seria mais simples para a Srª Merkel e para os Governantes nacionais alinhados com a sua política de destruição do Estado Social, custe o que custar, com o "gaseamento" ou com a "Bomba de neutrões" em cima dos desempregados e reformados! :)